ABF e Google realizam 3ª Edição do Franchising Summit

A 3ª edição do Franchising Summit foi realizada nessa terça-feira (17) na sede da ABF. Iniciativa da ABF em parceria com o Google Brasil, o evento destinado à franqueadores e franqueados sob o tema “Produtividade e Marketing Digital para Microfranquias” apresentou cases de sucesso, boas práticas no setor e ferramentas que permitem a otimização do marketing digital nas redes. A abertura do evento foi realizada por Carlos Alberto Zilli, diretor de marketing da ABF.

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Oito palestrantes participaram da programação que foi dividida em quatro etapas: “Boas práticas de atuação no segmento”, “Ferramentas de produtividade do Google”, “Como conquistar consumidores em todos os momentos” e “Soluções de produtividade do Google – Caso AmBev”.

Boas práticas de atuação no segmento

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Dando início ao evento, José Rubens Oliva, CEO da rede Guia-se Negócios pela Internet e diretor de microfranquias da ABF, apresentou ao público o trabalho realizado pelo Comitê de Microfranquias da Associação este ano e destacou as boas práticas de atuação no segmento, dentre elas a importância do alinhamento de expectativa com o franqueado na hora de fechar um contrato.

Contando sua trajetória na Guia-se, José Rubens lembrou que “a crise gera necessidade de mudança”. Segundo ele, a consciência de melhoria contínua, buscando se adaptar ao novo e achar outro caminho são pontos valiosos para o sucesso de uma rede.

 

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Ainda debatendo sobre o tema da palestra, o diretor chamou à frente Adriana Auriemo, diretora da rede Nutty Bavarian, rede que está no mercado há 20 anos e possui mais de 130 quiosques em shoppings, aeroportos e grandes lojas. Adriana apresentou os recursos utilizados para adaptação da rede no modelo de microfranquia, desafios enfrentados e as soluções apresentadas.

Na sequência, Artur Hipólito, sócio-diretor do Grupo ZAIOM e pioneiro no segmento de microfranquias refletiu sobre as mudanças da mídia impressa na atualidade, onde grandes redações fecham suas portas e cada vez menos pessoas jovens assinam jornais:  “Ou você muda sua forma de atuação, ou você não vai mais existir. O trabalho feito pelo franqueado vai refletir nos seus negócios, devemos nos reinventar”, afirmou.

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Hipólito apresentou ainda tecnologias utilizadas para expansão das redes, como a tecnologia de design no site, site B2C e B2B que tenha interação com o franqueado, tecnologia mobile, otimização do site através do SEO (Search Engine Optimization, termo que em português significa Otimização para Sites de Busca) e assessoria de imprensa trabalhando em conjunto com as mídias sociais.

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Renato Ticoulat, multifranqueado da Jan Pro, apresentou o modelo desenvolvido pela rede para se adaptar às novas tecnologias e novidades para o mercado.

Ferramentas de produtividade do Google

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Na segunda palestra, Maurice Mello, gestor do Google for Work, apresentou as ferramentas do Google para o trabalho na era on-line, onde a digitalização deixou de ser opcional e passou a ser obrigatória.

Segundo Maurice, a simplicidade faz a diferença na hora da aceitação das novas ferramentas no varejo, tanto para quem utiliza quanto para quem administra. O executivo citou exemplos de redes que utilizam ferramentas para implementar as vendas e focam em melhorar processos e agilizar a comunicação dentro da empresa. Ele observou também a importância de ter uma gestão de planograma, SAC via vídeo conferência, criação de calendários on-lines, capacitação dos funcionários de maneira eficaz e transformação no ambiente de trabalho.

Micro-moments – Como conquistar consumidores em todos os momentos

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Adriano Nasser, head de canais de vendas Google Brasil, palestrou sobre a “revolução dos momentos” e apresentou dados que comprovam mudanças de comportamento do consumidor: “Na hora da compra, o consumidor vai atrás de conhecimento, o processo de compra ocorre oitenta por cento online e vinte por cento das vendas do e-commerce são via mobile”.

Nasser lembrou que é importante conquistar o cliente em cada momento, desde a hora da busca pelo produto na internet, até o momento final de compra. O especialista falou ainda sobre a adaptação da marca às novas tecnologias, por exemplo o Youtube e como as ferramentas ajudam nesta conversão .

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Soluções de produtividade do Google – Caso AmBev

Leonardo Tocci, corporate franchising manager da AmBev, falou no último painel a respeito do uso de ferramentas de marketing digital utilizadas atualmente pela rede de franquias, buscando levar uma experiência melhor para o consumidor.

O projeto de marketing adotado pela marca foi apresentado por Pedro Braga, sócio-diretor da BidSmart, que detalhou a estratégia utilizada para entender o que o cliente buscava e como mudaram e se reinventaram para chamar atenção do cliente da maneira correta, o que aumentou o faturamento da rede.

O evento reuniu 65 pessoas presencialmente e 30 na transmissão ao vivo on-line.

Fotos: Keiny Andrade

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