Uma das características que faz uma empresa se tornar popular é o número de unidades que ela tem espalhadas pelos país.
Quanto maior a penetração, mais consumidores reconhecem a marca e mais franqueados buscam se aliar a ela.
“Uma marca com muitas unidades pode passar a impressão, para um futuro franqueado, de ser uma rede de sucesso”, explica Lúcio Teixeira, consultor comercial da HM Varejo e Franchising.
Mas isso, apenas, não é garantia de sucesso na expansão. “Hoje os interessados em franquias estão mais profissionais e vão mais a fundo nesse quesito, entrando em contato com os franqueados da rede para saber se a franqueadora realmente atende às expectativas”, conta Teixeira.
Juarez Leão, diretor de treinamentos e eventos da ABF, reforça a recomendação: “de fato, o número de franqueados costuma chamar a atenção, uma vez que a marca acaba sendo mais presente. Porém, este não pode ser o único critério para avaliar a viabilidade do negócio e a qualidade da operação e suporte prestado pela franqueadora”.
Quer saber quais são as franquias com mais unidades no Brasil? Confira o ranking da ABF a seguir.
1 – Boticário
A gigante dos cosméticos e produtos de beleza é a marca que mais tem unidades no Brasil, contanto com cerca 3.200 lojas. De acordo com a marca os franqueados devem ter comprometimento e identificação com a marca, além de conhecimento em administração e recursos humanos.
Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
Taxa de franquia: 38% das vendas mensais
Royalties: não informado.
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
2 – Subway
A franquia de lanches rápidos e leves que podem ser montados pelo cliente chegou no Brasil em 1993. Hoje, com 2.039 restaurantes franqueados em todo o país, o Subwayaparece no pódio das franquias com mais unidades.
Investimento inicial: entre R$ 300 mil e R$ 580 mil
Taxa de franquia: de R$ 12,5 mil a R$ 25 mil
Royalties: 8%
Faturamento médio: R$ 80 mil
Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
3 – Cacau Show
A Cacau Show, marca de chocolates, bomboms e trufas, tem 1.926 unidades franqueadas e 21 lojas próprias em todo o país. As principais características que o franqueado deve ter são autonomia, compromisso e zelo.
Investimento inicial: entre R$ 100 mil e R$ 130 mil
Taxa de franquia: taxa de franquia R$ 40 mil
Royalties: 50%
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
4 – Colchões Ortobom
Fundada em 1971, a Colchões Ortobom tem 24 anos de experiência no mercado de franchising e mais 1.733 unidades. A marca produz camas, colchões, travesseiros e acessórios, como cobre leitos e edredons.
Investimento inicial: R$ 1 mil por metrô quadrado.
Taxa de franquia: R$ 500
Royalties: não informado.
Faturamento médio: não informado.
Prazo de retorno: não informado.
5 – AM PM
A AM PM mini market é uma rede de lojas de conveniência famosa por estar presente, principalmente, em postos de abastecimento. Atualmente são 1.707 unidades franqueadas.
Investimento inicial: entre R$ 122 mil e R$ 355 mil
Taxa de franquia: R$ 22 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: R$ 108 mil
Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses
6 – McDonald’s
A rede de fast food ainda é uma das mais populares no Brasil, ainda que, no ano passado, o faturamento tenha caído cerca de 13% no mundo todo. A loja começou a vender algumas unidades e ao todo são cerca de 870 lojas no país.
Investimento inicial: entre 1,2 milhão e R$ 2,5 milhões.
Taxa de franquia: entre R$ 75 mil e R$ 85 mil
Roaylties: 5%
Faturamento médio: R$ 560 mil
Prazo de retorno: de 5 a 7 meses
7 – Jet Oil
Fudanda em 1994, a franquia presta serviços automotivos, como troca de óleo e check-up gratuito. A franquia ainda conta com produtos gratuitos nos postos Ipiranga. A marca já tem mais de 800 unidades franqueadas no país.
Investimento inicial: R$ 133 mil
Taxa de franquia: R$ 13,5 mil
Royalties: 7%
Faturamento médio: não informado.
Prazo de retorno: 27 meses
8 – Kumon
Kumon é uma das redes de ensino e treinamento mais conhecidas do país, hoje são mais de 1450 unidades. A franquia oferece aulas de inglês, português e matemática.
Investimento inicial: entre R$ 25 mil e R$ 35 mil
Taxa de franquia: 40% a 45%
Royalties: não informado
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
9 – BR Mania
A BR Mania é uma empresa de lojas de conveniência dos postos de abastecimento Petrobrás, atualmente são mais de 400 pontos. Além de alimentos e lanches rápidos, as lojas contam com serviços de padaria e vídeo.
Investimento inicial: R$ 225 mil
Taxa de franquia: R$ 19,1 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 18 meses
10 – Wizard
A franquia de escolas de idiomas conquistou o 10º lugar com cerca de 1.212 unidades franqueadas, sendo que 12 estão no exterior. O modelo de franquias é flexível, podendo ser implantado em espaço entre 80 m² e 400 m².
Investimento inicial: entre R$ 91 mil e R$ 405 mil
Taxa de franquia: entre R$ 15 mil e R$ 45 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 120 mil
Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
Fonte: Guia Franquias de Sucesso
Os comentários estão fechados.