Parceria entre Microsoft e Porto Digital vai beneficiar 800 mil estudantes

Alunos das redes estadual e municipal do Recife terão acesso a programas e plataformas da multinacional durante três anos.

Cerca de 800 mil alunos das redes estadual e municipal do Recife terão acesso a programas e plataformas da multinacional norte-americana Microsoft durante os próximos três anos. Além das unidades de ensino, empresas pernambucanas iniciantes (startups) e ONGs do estado serão contempladas com suporte técnico, treinamento e gerenciamento de negócios oferecidos pela empresa. Os benefícios foram garantidos após o governo estadual, a Microsoft, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital assinarem, ontem, uma parceria inédita no país.

Os estudantes terão acesso à plataforma de produtos da multinacional, como o Office 365 Educacional, que inclui editor de textos (Word), planilha de cálculos (Excel), apresentação de slides (PowerPoint), bloco de notas (OneNote) e armazenamento (OneDrive). Estarão disponíveis também conteúdos online gratuitos para capacitação básica em tecnologia da informação, por meio da Microsoft Virtual Academy (curso online que fornece materiais didáticos referentes às tecnologias da Microsoft). “Esta parceria é pioneira. Nosso interesse é fomentar o empreendedorismo em Pernambuco, suportar todo o processo educacional”, afirmou a presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia.

Também serão disponibilizados aos alunos softwares de desenvolvimento e design de programas do DreamSpark Standard; uma plataforma destinada a auxiliar os estudantes da educação básica a aumentar sua capacidade criativa, utilizando ferramentas de desenvolvimento. De acordo com o governo de Pernambuco, a iniciativa vai beneficiar cerca de 620 mil alunos da rede estadual e 87 mil da rede municipal, além de crianças e adolescentes atendidos por ONGs, 36 mil professores de 1,2 mil escolas. “A empresa vai disponibilizar ferramentas que vão ajudar na qualificação de professores e no aprendizado dos nossos estudantes. Queremos que eles tenham acesso ao que há de mais moderno no mundo”, destacou o governador Paulo Câmara. “Tenho certeza que essa iniciativa vai fazer a diferença na vida das pessoas”, completou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Dados do Censo Escolar 2014 – o último divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) – mostram que 86% das escolas estaduais têm acesso à internet. A Secretaria Estadual de Educação, porém, informou que esse número aumentou para 91% em 2016. No entanto, os alunos das escolas que não têm a internet disponibilizada poderão ter acesso aos programas e conteúdos acessando pelo celular ou em casa. Com relação às escolas municipais, o Censo Escolar 2014 apontou que 95% têm acesso à internet. Segundo a Secretaria Municipal de Educação do Recife, hoje, todas as escolas da rede têm acesso à internet.

A assinatura do protocolo de intenções com o Porto Digital contempla as empresas iniciantes com o acesso à tecnologia para criação de aplicações e hospedagem de dados e transações. Serão disponibilizados os programas BizSpark e BizSpark Plus, que dão direito ao uso de licenças, mentoria técnica e de negócios e armazenamento. Por meio da parceria, também será disponibilizado a ONGs o aplicativo Microsoft Cidadão Conectado, que possibilita a fiscalização de ações, o envio de proposta e a avaliação dos serviços públicos.

Pernambuco já tinha uma parceria com a Microsoft desde 2008, quando foi inaugurado o Centro de Inovação Microsoft na Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães (Etepam), para promover a inovação e incentivar os jovens a empreenderem e a entrarem no mercado de tecnologia. A empresa disponibilizava o Office e o Windows aos alunos das redes públicas estadual e municipal.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

 

Os comentários estão fechados.