Etapa 1
Conhecer todas as particularidades do sistema de franquias: a lei, as jurisprudências e os casos de sucesso e de insucesso.
Etapa 2
Avaliar a franqueabilidade do negócio. Este estudo deve contemplar:
- Analisar as condições da empresa e posicionamento da marca e dos produtos do mercado;
- Avaliar mercado e concorrentes;
- Verificar viabilidade econômico-financeira da operação do franqueado;
- Definir o plano de expansão, quantas unidades serão abertas, em quanto tempo e em quais regiões;
- Definir os investimentos necessários para colocar em prática o plano de expansão, estrutura física e de pessoal e o respectivo horizonte do retorno desse investimento.
Etapa 3
Desenvolver e formatar a operação das franquias de acordo com os padrões técnicos e de qualidade pré-definidos.
- Elaborar manuais de procedimentos contendo as normas da franquia de acordo com as particularidades do negócio, por exemplo Manual de Gestão, Manual de Produtos, Manual de Marketing & Vendas, etc.
Etapa 4
Validar o sistema formatado. O sistema formatado deve ser, antes de lançado no mercado, testado e validado ao menos em uma unidade piloto. Tal procedimento permite a correção de alguns aspectos do sistema projetado antes da implementação.
Porque Utilizar o Sistema?
É a estratégia mais segura para expandir seu conceito de negócio e marca pelos vários aspectos que permeiam o sistema e a relação entre as partes interessadas: franqueador e franqueados.
Trata-se de um canal de distribuição exclusivo e direto, e de uma estratégia de crescimento rápida, com recursos financeiros e humanos de terceiros, administração descentralizada e oportunidade de entrar em cidades, estados e países desconhecidos operacionalmente pelo franqueador, proporcionando uma maior penetração de mercado.
Vantagens para Franqueador
- A expansão em rede é feita com investimentos menores que os necessários quando com capital próprio, pois o franqueado financia grande parte da expansão;
- Concentra-se na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- Franqueados são parceiros altamente motivados, atingindo performance superior que unidades próprias;
- Há a criação de um canal de distribuição legal e diferenciado;
- Alia a marca e o know-how à força de trabalho e relacionamentos locais dos franqueados, fortalecendo cada vez mais a marca;
- Há uma descentralização de estrutura que gera benefícios de custos fixos menores do que com unidades próprias;
- Possibilita ganhos de economia de escala;
- Com a ocupação de mercado mais rápida, o sistema permite abrir várias unidades simultaneamente em diferentes mercados;
- Viabiliza mais as ações de marketing.
Desafios para o Franqueador
- Se o projeto de franquia não for corretamente concebido, poderá não apresentar sustentabilidade a médio e longo prazos;
- A administração do negócio passa a ter uma participação dos parceiros/franqueados, direta ou indiretamente, e independente da vontade do franqueador;
- A liderança será testada a todo momento;
- Se não tiver uma boa estrutura de suporte e de seleção de franqueados, corre o risco de ser penalizado pelo mau desempenho dos franqueados, por exemplo:
- Vazamento de informações, perda de sigilo;
- Risco de perda do padrão operacional;
- Uso indevido da marca, entre outros.
Responsabilidades do Franqueador
- Em relação ao negócio:
- Possuir um negócio com rentabilidade comprovada através de unidades próprias e compatível com a operação franqueada;
- Possuir marca própria;
- Possuir experiência na operação e gestão do negócio a ser franqueado;
- Inovar sempre, de forma a manter a competitividade de seus produtos e negócio no mercado;
- Desenvolver novas tecnologias e metodologias;
- Realizar pesquisas constantes para analisar mudanças, tendências, etc.;
- Desenvolver novos produtos e fornecedores.
- Em relação ao franqueado:
- Transferir o know-how adquirido ao longo dos anos de operação para os futuros parceiros/franqueados;
- Autorizar o direito de uso da marca e sistema de franquia conforme regras pré-definidas;
- Estruturar uma área de suporte e apoio ao franqueado com profissionais capacitados para garantir a operação das unidades de acordo com a necessidade de seu projeto de franquia;
- Gerar, sempre que possível, ganhos de economia de compras em escala;
- Monitorar os padrões de qualidade de todos os processos e franquias.
Responsabilidades do Franqueado
- Único responsável pelos resultados da franquia;
- Investir e reinvestir no negócio;
- Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
- Remunerar o franqueador pelo uso do sistema - pagamento de royalties;
- Seguir e preservar as regras do sistema;
- Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.