Como Tornar-se um Franqueador

Saiba como tornar-se um franqueador

Etapa 1

Conhecer todas as particularidades do sistema de franquias: a lei, as jurisprudências e os casos de sucesso e de insucesso.


Etapa 2

Avaliar a franqueabilidade do negócio. Este estudo deve contemplar:

  • Analisar as condições da empresa e posicionamento da marca e dos produtos do mercado;
  • Avaliar mercado e concorrentes;
  • Verificar viabilidade econômico-financeira da operação do franqueado;
  • Definir o plano de expansão, quantas unidades serão abertas, em quanto tempo e em quais regiões;
  • Definir os investimentos necessários para colocar em prática o plano de expansão, estrutura física e de pessoal e o respectivo horizonte do retorno desse investimento.


Etapa 3

Desenvolver e formatar a operação das franquias de acordo com os padrões técnicos e de qualidade pré-definidos.

  • Elaborar manuais de procedimentos contendo as normas da franquia de acordo com as particularidades do negócio, por exemplo Manual de Gestão, Manual de Produtos, Manual de Marketing & Vendas, etc.


Etapa 4

Validar o sistema formatado. O sistema formatado deve ser, antes de lançado no mercado, testado e validado ao menos em uma unidade piloto. Tal procedimento permite a correção de alguns aspectos do sistema projetado antes da implementação.


Porque Utilizar o Sistema?

É a estratégia mais segura para expandir seu conceito de negócio e marca pelos vários aspectos que permeiam o sistema e a relação entre as partes interessadas: franqueador e franqueados.


Trata-se de um canal de distribuição exclusivo e direto, e de uma estratégia de crescimento rápida, com recursos financeiros e humanos de terceiros, administração descentralizada e oportunidade de entrar em cidades, estados e países desconhecidos operacionalmente pelo franqueador, proporcionando uma maior penetração de mercado.


Vantagens para Franqueador

  • A expansão em rede é feita com investimentos menores que os necessários quando com capital próprio, pois o franqueado financia grande parte da expansão;
  • Concentra-se na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Franqueados são parceiros altamente motivados, atingindo performance superior que unidades próprias;
  • Há a criação de um canal de distribuição legal e diferenciado;
  • Alia a marca e o know-how à força de trabalho e relacionamentos locais dos franqueados, fortalecendo cada vez mais a marca;
  • Há uma descentralização de estrutura que gera benefícios de custos fixos menores do que com unidades próprias;
  • Possibilita ganhos de economia de escala;
  • Com a ocupação de mercado mais rápida, o sistema permite abrir várias unidades simultaneamente em diferentes mercados;
  • Viabiliza mais as ações de marketing.


Desafios para o Franqueador

  • Se o projeto de franquia não for corretamente concebido, poderá não apresentar sustentabilidade a médio e longo prazos;
  • A administração do negócio passa a ter uma participação dos parceiros/franqueados, direta ou indiretamente, e independente da vontade do franqueador;
  • A liderança será testada a todo momento;
  • Se não tiver uma boa estrutura de suporte e de seleção de franqueados, corre o risco de ser penalizado pelo mau desempenho dos franqueados, por exemplo:
    • Vazamento de informações, perda de sigilo;
    • Risco de perda do padrão operacional;
    • Uso indevido da marca, entre outros.


Responsabilidades do Franqueador

  • Em relação ao negócio:
    • Possuir um negócio com rentabilidade comprovada através de unidades próprias e compatível com a operação franqueada;
    • Possuir marca própria;
    • Possuir experiência na operação e gestão do negócio a ser franqueado;
    • Inovar sempre, de forma a manter a competitividade de seus produtos e negócio no mercado;
    • Desenvolver novas tecnologias e metodologias;
    • Realizar pesquisas constantes para analisar mudanças, tendências, etc.;
    • Desenvolver novos produtos e fornecedores.
  • Em relação ao franqueado:
    • Transferir o know-how adquirido ao longo dos anos de operação para os futuros parceiros/franqueados;
    • Autorizar o direito de uso da marca e sistema de franquia conforme regras pré-definidas;
    • Estruturar uma área de suporte e apoio ao franqueado com profissionais capacitados para garantir a operação das unidades de acordo com a necessidade de seu projeto de franquia;
    • Gerar, sempre que possível, ganhos de economia de compras em escala;
    • Monitorar os padrões de qualidade de todos os processos e franquias.


Responsabilidades do Franqueado

  • Único responsável pelos resultados da franquia;
  • Investir e reinvestir no negócio;
  • Assegurar a gestão com pessoal qualificado e com perfil adequado;
  • Remunerar o franqueador pelo uso do sistema - pagamento de royalties;
  • Seguir e preservar as regras do sistema;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.


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