Conceitos Fundamentais de Franchising

Saiba quais são os conceitos fundamentais de Franchising

A HM Varejo e Franchising disponibiliza a você conceitos fundamentais nas áreas franchising e gestão de varejo.


Qualquer dúvida ou interesse por uma opinião, clique aqui e faça uma consultoria on-line.


Franchising - Conceitos Fundamentais

Antes de iniciar um processo de análise de uma oportunidade de franchising é preciso conhecer alguns dos conceitos normalmente utilizados.


FRANCHISING:

Sistema onde alguém (Franqueador) cede a um terceiro (Franqueado), os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição exclusiva de produtos e/ou serviços, e os direitos de utilizar um sistema de operação e gerência de um negócio de sucesso. / Estratégia de marketing para distribuição de produtos e serviços, para expansão territorial e para conquista de novos mercados. / União dos interesses de dois parceiros que trabalham sob um único sistema, buscando sucesso e lucro mútuo.


FRANQUEADOR:

Empresa que desenvolveu um conceito de negócio completo e, depois de testá-lo com sucesso, concede a terceiros o direito de explorar sua fórmula de operação, bem como utilizar a sua marca.


FRANQUEADO:

Pessoa ou empresa que compra o direito para a abertura de uma loja/ unidade individual.


MASTER FRANQUEADO:

Pessoa ou empresa que compra os direitos para todo um país, ou região e, além de abrir unidades próprias, pode subfranquear certos territórios.


AREA DEVELOPER:

Pessoa ou empresa que compra os direitos para uma região, ou mesmo um país, e pretende explorá-la exclusivamente através de lojas próprias. Muitas empresas brasileiras, inicialmente chamadas master franqueadas, optaram, na verdade por atuar como area developers.


TAXA DE FRANQUIA:

Valor que se paga pela adesão à rede, normalmente na data da assinatura do contrato. Em parte, esta taxa cobre os custos que o franqueador teve para atrair, selecionar e formar o candidato, bem como outros custos que terá até a abertura da loja. Além disto, a taxa de franquia funciona como uma espécie de jóia paga pelas vantagens de se tornar membro de uma cadeia já estabelecida no mercado e pelo direito ao uso da marca.


ROYALTIES:

Valor pago todos os meses, normalmente através de uma percentagem sobre o faturamento, pelo uso contínuo da marca e pelos serviços de apoio prestados pelo franqueador.


TAXA DE PUBLICIDADE:

Contribuição que todas as lojas fazem para um fundo comum a ser aplicado na promoção da marca e dos produtos da cadeia. Não deve ser vista como uma fonte de lucro do franqueador, que deve geri-la e justificar sempre a sua correta utilização.


CONTRATO DE FRANQUIA:

Peça final que deve espelhar com exatidão a relação franqueado-franqueador. O principal conselho a ser dado é o de pedir sempre o apoio de um advogado.


Receba Nossas Novidades

A empresa

Mais de vinte anos de atuação e uma alta credibilidade no mercado de franchising nas regiões Norte e Nordeste.

logo-hm-business-school

Informações de Contato

Rua Ribeiro de Brito, 1111 - sala 310 - Boa Viagem - Recife/PE

Fones: (81) 3327.9430 / 3327.3384 / 9 9921.4768

hmconsultoria@hmconsultoria.com.br