Defina:
Defina quais são os tipos de negócio que mais combinam com sua personalidade ou experiência. Lembre-se de que alguns deles, principalmente os relacionados ao varejo, precisam de dedicação nos finais de semana e feriados.
Informe-se:
Informe-se sobre todas as empresas que oferecem franquias na área pretendida. Isso pode ser feito através do Guia de Franquias, nesse mesmo site da HM, de uma consulta a ABF (Associação Brasileira de Franchising) ou mesmo através de uma consultoria especializada.
Observe:
Observe os valores de instalação, capital de giro e taxa de franquia de cada empresa. Geralmente, tais valores não cobrem os encargos com registros da empresa e dos funcionários, nem o ponto comercial, necessitando de verbas extras.
Entre em Contato:
Entre em contato com as empresas que se enquadram no seu perfil e solicite informações complementares, como a situação do mercado pretendido e a concorrência local (as empresas sérias já oferecem estudos de mercado nas áreas de interesse).
Selecione:
Selecione franqueados, dentro das empresas que mais lhe agradaram, e converse profundamente sobre o negócio. Essa é uma das fases mais importantes da escolha, já que o franqueado passa por situações que você certamente viverá.
A Circular de Oferta de Franquia:
Nenhuma das cláusulas do Contrato ou Circular, que também é um instrumento judicial, devem ser obscuras. Se permanecerem dúvidas, elas devem ser esclarecidas por escrito, dentro do Contrato. Lembre-se de que palavras só valem quando escritas, assinadas e reconhecidas em cartório.
Escolha do Ponto:
Algumas empresas assinam o Contrato após a escolha do ponto. O importante, na verdade, é que o contrato seja assinado antes da loja aberta (ou do negócio em funcionamento, no caso de prestação de serviços), não havendo possibilidade de mudanças inesperadas.
Perseverança:
Depois de todo o processo, é hora de colocar a "mão na massa": não se esqueça de que o sucesso de uma franquia depende de muitos fatores, mas a perseverança do franqueado é a melhor força para o negócio.
"Franqueabilidade" do negócio:
Desenvolver e testar, na prática, o "conceito" do negócio e a tecnologia de atuação que o envolve.
- Estudar a viabilidade do negócio, tanto para o franqueador, como para o franqueado.
- Prever todos os pontos críticos e desenvolver a estratégia e a ferramenta adequada para lidar com eles.
- Analisar muito bem a questão legal e fiscal.
- Cuidar da modelagem econômico-financeira.
- Desenvolver um "pacote de serviços e benefícios" que permitam ao franqueado ter sucesso na sua atividade.