Como Realizar
Este processo será orientado pelo conceito de que o produto, neste momento, é a Franquia e, portanto, será necessário fazer deste sistema uma Franquia de Terceira Geração altamente rentável e competitiva. Visando o atingimento do acima exposto, é preciso conhecer muito bem a Empresa. Para isso é feito um levantamento de todos os processos da organização.
O Sistema de franchising é um dos negócios que mais cresce no mundo, possibilitando à sua empresa conquistar novos mercados com segurança e alta rentabilidade.
Com mais de vinte anos de atuação e uma alta credibilidade no mercado de franchising, a HM Varejo e Franchising formata e transforma a sua empresa em uma franqueadora de negócios, com um padrão ideal para expansão e bases operacionais e legais para um crescimento seguro, possibilitando aos seus gestores maior agilidade e acerto nas tomadas de decisões.
Tipos de Franquia:
- PRIMEIRA GERAÇÃO - Concede ao Franqueado o direito de utilizar e vender a marca e o produto, porém não concede o direito à exclusividade;
- SEGUNDA GERAÇÃO - Concede ao Franqueado o direito de utilizar a marca e o produto com exclusividade;
- TERCEIRA GERAÇÃO OU FRANQUIA DE NEGÓCIO FORMATADO - É o sistema que mais vem sendo utilizado, no qual é concedido ao Franqueado um formato de negócio que abrange todo o suporte operacional necessário para que o Franqueado gerencie seu negócio dentro de padrões absolutamente definidos garantindo ao Franqueador a certeza de que sua marca e seus produtos estão chegando ao mercado sempre com a qualidade e seriedade necessárias.
Perfil Indicado
Empresas que desejam iniciar no sistema de franchising e/ou empresas “franqueadoras” que desejam reestruturar e atualizar seus processos de acordo com as leis de franquia.
1ª ETAPA – COLETA DE DADOS E ESTUDOS INICIAIS
Na etapa inicial do processo de Formatação de Franquia são coletados dados da empresa e elaborados estudos específicos sobre o negócio em si. Os estudos a serem realizados referem-se à avaliação da viabilidade financeira de uma unidade franqueada, através da criação de uma unidade piloto, e que completarão vários aspectos, a saber:
Aspectos Financeiros:
- Criação de Estudo de Viabilidade Financeira de uma Unidade Franqueada;
- Projeções Financeiras Macro;
- Avaliação de Resultado Operacional:
- Definição de Investimento e Retorno;
- Projeção de Resultados;
- Ponto de Equilíbrio;
- Margem de lucro;
- Definição de Capital de Giro;
- Definição de impostos, tributos e taxas.
- Verificação da Viabilidade Econômico-Financeira do Negócio:
- Atratividade econômico-financeira do negócio quando comparados receita gerada com investimento necessário.
- A Taxa de Franquia, a Taxa de Royalties e a Taxa de Propaganda também serão definidas nesta etapa de acordo com a realidade do negócio.
ASPECTOS MERCADOLÓGICOS/ESTRATÉGICOS
- Conceituação básica da idéia, produtos e/ou serviços, bem como da empresa propriamente dita e do negócio;
- Compreensão e verificação da consistência do conceito de franquia;
- Identificação dos produtos e/ou serviços que integram o negócio; Mix e classificação de produtos e/ou serviços;
- Identificação das condições em que o negócio original foi estabelecido (DNA do negócio e da empresa);
- Reconhecer as oportunidades e limitações do mercado. O franqueador deve compreender que o seu produto é a franquia, portanto, a franquia da empresa deverá ter um diferencial que permita sua identificação e assimilação pelos interessados com capital para investir;
- Marca
ASPECTOS GERENCIAIS
- Definição da forma e estrutura de gerenciamento das franquias;
- Ferramentas de controle disponíveis;
- Nível de controle da rede;
- Relacionamento com os franqueados;
- Transferência de Know How (materiais, programas e métodos de transmitir conhecimento).
2ª ETAPA – ANÁLISE DO NEGÓCIO E ESTUTURA DA FRANQUEADORA
A 1ª etapa da proposta teve o objetivo de avaliar aspectos financeiros e legais do negócio. Passaremos agora para a avaliação da estrutura operacional da empresa franqueadora, ou seja, o funcionamento do negócio. Esta análise terá como objetivo verificarmos o nível de maturidade do negócio para que possa ser integrado ao Sistema de Franchising e irá abranger todas as áreas abaixo, bem como, quaisquer outras específicas da operação:
- Recursos Humanos;
- Produtos/serviços;
- Suprimentos;
- Vendas;
- Atendimento;
- Marketing;
- Padrões e sistemas;
- Processos operacionais.
A partir deste ponto, começaremos a desenvolver uma metodologia para descrever todas as operações que envolvem o dia-a-dia do negócio de forma a “manualizar” os sistemas e processos da operação, possibilitando assim que outras pessoas possam operar unidades franqueadas obtendo o mesmo sucesso.
A avaliação destes itens poderá apresentar maior ou menor complexidade de acordo com a atividade do cliente. Na medida do levantamento destas informações, indicaremos ao cliente os pontos de estrangulamento em relação ao processo de formatação, para as correções necessárias. O tempo para desenvolvimento desta etapa dependerá da complexidade das mudanças que se fizerem necessárias.
Feitas estas adequações, então é indicada a fase de implantação/definição da Unidade Piloto. A Unidade Piloto será uma unidade a ser definida pelo franqueador e que servirá como ambiente de teste e de treinamento.
Além disso, esta Unidade Piloto é um excelente argumento de venda, pois indica que o franqueador sabe sobre o que está vendendo.
DEFINIÇÃO DO PERFIL DO FRANQUEADO
Após análise sobre o negócio, seu mix de produto e/ou serviços, seus diferenciais, seu consumidor final, então iremos definir o perfil do franqueado como: experiência necessária, disponibilidade de atuar na unidade, características pessoais, disponibilidade financeira etc.
3ª ETAPA: DESENVOLVIMENTO DOS MANUAIS
Etapa de fundamental importância no processo de formatação, a elaboração dos manuais possibilita ao franqueador documentar detalhadamente todos os procedimentos do seu negócio permitindo assim que se tenha uma visão geral do funcionamento da franquia. Serão elaborados os manuais do franqueado e do franqueador.
O Manual do Franqueador permite que a sua operação seja documentada e garante, portanto, a continuidade e atualização do know-how e, o Manual do Franqueado deverá funcionar como uma verdadeira apostila de consulta contínua, garantindo assim o cumprimento de padrões por toda rede.
OS MANUAIS A SEREM ELABORADOS
- MANUAL DO FRANQUEADOR: é um instrumento que retrata toda a operação do franqueador, como: processo de seleção de franqueados, análise de ponto, fornecedores, supervisão, gestão de Marketing, suporte a rede (apoio inicial e contínuo), conceito de franquia, organograma, etc.
- MANUAL DO FRANQUEADO – Consiste em:
- Implantação: define todos os passos necessários para a montagem da Unidade Franqueada, incluindo o Projeto Arquitetônico e todos os equipamentos, máquinas e materiais a serem usados na Franquia.
- Operações: define todas as funções diárias da unidade franqueada. Nele serão descritos todos os procedimentos necessários à sua administração tais como: abertura e fechamento da unidade, limpeza, manutenção de equipamentos, instalações, gerenciamento de estoque, compras, atendimento, procedimentos do caixa etc...
- Recursos Humanos: define o perfil, quantidade de funcionários necessária e as funções de cada um, bem como a melhor forma para gerenciar os aspectos burocráticos como admissão, salários, demissões, férias etc.
- Identidade Visual: define o conjunto de elementos gráficos que representam visualmente a marca do franqueador, com o objetivo de facilitar a sua correta identificação e propagação. Esse manual será feito por uma empresa especializada, contratada e custeada pelo cliente, com a supervisão da Consultoria.