Gestão de Varejo
A busca da excelência visa adequar às mudanças e transformações dos mercados. A HM Consultoria oferece modelo dinâmico de gestão às empresas, para que possibilitem e promovam de maneira rápida e eficiente, transformações que contribuam com resultados positivos a efetividade do negócio.
Desenvolvendo a Gestão em Varejo
A HM Consultoria através de uma análise quantitativa e qualitativa dos processos internos, identifica Oportunidades de Melhoria com vista à elaboração de um programa de reorganização, visando facilitar tomada de decisões em diversas áreas.
Administração Geral
- Análise dos Processos Interno
- Custos da Operação – Controles Interno
- Análise de Mark Up
- Análise de Rentabilidade
- Análise do Software de Gestão da empresa
Gestão da Empresa
- Estilo de Liderança
- Cultura Organizacional
- Pontos Fortes e Pontos a Desenvolver
- Fatores Críticos de Sucesso
Marketing, Comunicação e Divulgação
- Produto Foco
- Análise do Mix de Produtos
- Público Alvo
- Concorrentes
- Comunicação/Promoção/Propaganda
Recursos Humanos
- Organograma
- Descrição de Cargos(Requisitos/Perfis)
- Turn Over
- Avaliação da Equipe
- Treinamentos Comerciais
- Treinamentos Motivacionais
Plano de Expansão:
Através de uma análise preventiva, a HM Consultoria avalia a expansão proposta, auxiliando no Planejamento Estratégico da empresa com um efetivo acompanhamento dos processos de implantação de novas unidades.
- Controle da Expansão => Análise das possíveis regiões com potencial para à expansão
- Avaliação Econômico => Análise de Investimentos de acordo com a Viabilidade Econômica da empresa
- Suporte de Gestão => Acompanhamento no processo de desenvolvimento da expansão
A Importância da Parceria:
A visão estratégia de uma Consultoria externa aponta para uma Visão Futura que é fator determinante a inovações do negócio.
A geração de ferramentas proporcionadas pela Consultoria facilitam a gestão tornando a empresa mais ágil e competitiva.
Gestão de Rede de Loja
A HM Varejo e Franchising desenvolve modelos personalizados para Gestão de Rede de Lojas, auxiliando empresários a manterem equilibrados os níveis de qualidade e rentabilidade em todas as lojas de sua rede.
Ao aplicar um programa de gestão eficiente para a rede, a empresa mantém a autonomia sobre as lojas e ganha agilidade em todo o processo operacional, passando a contar com estrutura e procedimentos padronizados, tal como as principais redes de franquias com que concorre.
Benefícios:
- Manutenção da agilidade e da autonomia nas decisões da empresa.
- Acompanhamentos detalhados da operação, incluindo estoques e distribuição.
- Domínio total sobre a área administrativo-financeira, rentabilidade e margens.
- Formatização e manualização dos processos e procedimentos, permitindo a padronização de todas as unidades, inclusive no atendimento (gestão uniforme de RH).
- Possibilidade de desenvolvimento e implementação de estratégias de manutenção e expansão.
Diagnósticos:
Diagnosticar o momento da empresa em relação ao mercado atual e às perspectivas de negócios é fundamental para o sucesso da rede.
Com um diagnóstico preciso, o empresário pode decidir sobre o futuro da empresa, sua manutenção e seu crescimento. Par tal, a empresa revê sua estrutura, sua operação como rede, seu nível de qualidade e suas estratégias de ação nos diversos departamentos, unificando o conceito de trabalho em todas as lojas e alinhando a marca rumo ao melhor caminho.
Desenvolvimento:
O desenvolvimento do modelo de gestão se dá por um processo que inclui visitas do consultor às estruturas administrativas, fabris (caso hajam) e comerciais do cliente, visando analisar informações específicas do negócio e gerar um relatório de avaliação dos seguintes itens:
1. Modelo de Gestão
- Estilo de Gestão
- Cultura Organizacional
- Pontos Fortes e Pontos a Desenvolver
2. Administrativo
- Controles
- Receitas X Despesas
- Custos
- Rentabilidade
- Margens de Lucro e Precificação (Mark Up)
3. Operacional
- Análise dos Processos (fluxogramas)
- Origem das Mercadorias
- Compras
- Vendas
4. RH
- Estratégias e Políticas
- Remuneração
- Procedimentos
- Necessidades de Treinamento
- Lideranças
- Relações Interpessoais
5. Comunicação e Marketing
- Objetivos
- Estratégias
- Mix de Produtos
- Público-Alvo
- Abordagem e Posicionamento
- Atendimento a clientes
- Concorrência
- Oportunidades e Riscos
Produto Final
Além de avaliar os pontos fortes e os itens a desenvolver, a HM Varejo e Franchising também apresentará sugestões sobre como solucionar os possíveis problemas encontrados e melhorar a performance atual, a partir do ponto de vista da nova gestão a ser implantada.
- Real saúde financeira da empresa
- Real rentabilidade das lojas
- Real lucro da empresa
- Margem de lucro adequada para a empresa
- Desperdício de lucro (o que se deixa de lucrar)
- Nível de eficiência da empresa
- Área ou produto mais rentável
- Área ou produto mais rentável
- Acertos estratégicos
- Nível de qualidade da equipe
- Nível de competitividade e treinamento da equipe
- Relação Qualidade da equipe x Lucratividade
- Processos operacionais ideais
- Relação Processos de operação x Lucratividade
- Apresentação manualizada
- Metas futuras
- Plano para alcance das metas
- Relação Empresa x Concorrência