Gestão de Varejo - Gerenciamento por Categoria

Gerenciamento por Categorias de Produtos

A HM Varejo e Franchising disponibiliza a você conceitos fundamentais nas áreas franchising e gestão de varejo.

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Gestão de Varejo - Gerenciamento por Categoria

Introdução

A dinâmica do varejo exige que as empresas que nele atuam conheçam profundamente sua operação e, principalmente, seus clientes.


O nível de competição é tão elevado que sem um modelo profissional para a gestão do negócio, o futuro da empresa seja a curto ou médio prazo estará comprometido.


Diferente do que muitos empresários acreditam, profissionalizar a gestão não significa abrir mão do controle e perder o poder decisão, mas sim investir na continuidade e no futuro de sua empresa.


Neste contexto, em todo o mundo e também no Brasil, um dos modelos mais aprovados para gerir empresas do Varejo é o Gerenciamento por Categorias de Produtos.


Este modelo é um processo da indústria fornecedora e do ponto de venda/loja para gerenciar as categorias de produtos como unidades estratégicas de negócios, gerando melhoria nos resultados através do foco na entrega de valor percebido pelo cliente.


Varejo

Conceitos Básicos

  • Estrutura organizacional que integra fornecedores e compradores de cada departamento da loja, com planejamento integrado
  • Reescreve os centros de negócios, integrando a Gestão das marcas ao gerenciamento de grupos de produtos complementares
  • Foco: adicionar valor ao cliente


Pontos Chaves para o Sucesso

  • Valorização do consumidor
  • Processos colaborativos e participativos entre fornecedores e lojas
  • Categoria de produtos como unidade estratégica de negócios


Processo

Varejo

Alguns Benefícios

  • Maximizar potencial de vendas das categorias, intercategorias, intracategorias e subcategorias, incrementando vendas e lucros, diminuindo o tempo de giro das mercadorias em estoque.
  • Identificar oportunidades no mercado, seja para novos produtos, marcas, extensões de linha, promoções, planogramas de exposição nas prateleiras etc.
  • Indústria: maior aproximação com o ponto de venda, permitindo perceber e reagir mais rapidamente à dinâmica do mercado.
  • PDV: oportunidade de desenvolver parcerias que possibilitem diminuir seus custos, encontrar o ponto de equilíbrio na cadeia de suprimentos, maximizar retorno do investimento.


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