Planejamento Estratégico

Alguns conceitos importantes sobre Planejamento Estratégico

A HM Varejo e Franchising disponibiliza a você conceitos fundamentais nas áreas franchising e gestão de varejo.

Qualquer dúvida ou interesse por uma opinião, clique aqui e faça uma consultoria on-line.


Planejamento Estratégico

Conceito de Missão

A Declaração de Missão de uma empresa reflete a sua verdadeira vocação - o objetivo fundamental de sua existência - e a forma pela qual ela vai conduzir suas atividades para realizar essa missão. Missão é a razão de ser da empresa, o propósito geral da mesma. Qual é o nosso negócio?... a questão é que tão raramente perguntamos - ao menos de uma forma clara e direta - e tão raramente dedicamos um estudo e reflexão adequados, que talvez sejam essas as causas mais importantes do fracasso dos negócios "Peter Drucker " A missão é o caráter de uma empresa, sua identidade e razão de existência. A missão pode ser dividida em quatro partes inter-relacionadas: propósito, estratégia, padrões de comportamento e valores.


Conceito de Visão

A visão é a direção estratégica da empresa, para onde queremos ir no futuro. O papel da visão é determinar o destino de uma organização. Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior, em algum aspecto importante, ao estado atual.


Conceito de Valores

Valores são conceitos e atitudes que norteiam toda e qualquer atividade desenvolvida pela empresa no cumprimento de sua missão. Filosofia, crença, princípios de sustentação.


Fatores Críticos de Sucesso

Fator Crítico de Sucesso é um componente da estratégia empresarial que define em quais áreas a empresa realmente deve se concentrar - destacando-se de seus concorrentes - para que possa realizar a sua missão e atingir seus objetivos estratégicos. São os poucos atributos de que a organização deve dispor para ser bem sucedida em seu setor. São as poucas características, condições ou variáveis que, quando devidamente sustentadas, mantidas ou gerenciadas, podem ter significativo impacto no sucesso de uma organização.


Diagnóstico Estratégico

Conceito de Pontos Fortes & Fracos

"São os principais recursos e aptidões que a organização tem (FORTES) ou de que necessita (FRACOS).""São uma diferenciação ou situação da empresa que lhe proporciona uma vantagem (FORTE) ou desvantagem (FRACO) no ambiente empresarial."


Pontos Fortes

"São pilares que podem sustentar estratégias.""São capacidades internas que podem gerar formas únicas de atuar."


PONTOS FORTES E FRACOS (Exemplos Genéricos)
Pontos Fortes Pontos Fracos
Capacidade de Inovação Direção estratégica não clara
Dono da Tecnologia Instalações obsoletas
Flexibilidade da produção Lucratividade baixa
Acesso a economias de escala Falta de experiência em pontos críticos
Capacidade financeira Controles ruins
Agilidade decisória Vúlneravel a pressões da concorrência
Imagem da marca Falta de talento administrativo
Força de vendas Falta de T & D

Conceito de Ameaças

"São desafios colocados por tendências desfavoráveis ou perturbadoras no ambiente externo que poderiam levar, na ausência de ações gerenciais intencionais, à estagnação, declínio ou extinção de uma organização ou de uma de suas áreas de negócios.""São forças ambientais incontroláveis pela empresa que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitadas desde conhecidas em tempo hábil."


Conceito de Oportunidades

"São arenas atraentes para ações gerenciais relevantes, nas quais se espera que a organização disponha (ou venha a dispor) de especiais vantagens competitivas.""São forças ambientais incontroláveis pela empresa que podem favorecer a sua ação estratégica, desde conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram".


Conceito de METAS

"São os principais recursos e aptidões que a organização tem (FORTES) ou de que necessita (FRACOS).""São uma diferenciação ou situação da empresa que lhe proporciona uma vantagem (FORTE) ou desvantagem (FRACO) no ambiente empresarial."


Conceito de Estratégias

"São os principais recursos e aptidões que a organização tem (FORTES) ou de que necessita (FRACOS).""São uma diferenciação ou situação da empresa que lhe proporciona uma vantagem (FORTE) ou desvantagem (FRACO) no ambiente empresarial."


Receba Nossas Novidades

A empresa

Mais de vinte anos de atuação e uma alta credibilidade no mercado de franchising nas regiões Norte e Nordeste.

logo-hm-business-school

Informações de Contato

Rua Ribeiro de Brito, 1111 - sala 310 - Boa Viagem - Recife/PE

Fones: (81) 3327.9430 / 3327.3384 / 9 9921.4768

hmconsultoria@hmconsultoria.com.br